Simbolos do Corinthians

Direto Acervo do CORINTHIANS.

A fiel torcida sabe que apesar de querer a LA OBSSESSION,temos que exaltar o nosso clube em tudo o que participa e disputa.

Vamos exaltar o centenário do TODO PODEROSO e deixar os mediocres falarem da gente,aumentando ainda mais nosso ibope.

SÍMBOLOS

1912-1914

O primeiro distintivo do clube foi criado em 1912 e era representado pelas letras C e P (referência a Corinthians Paulista) sobrepostas. Na época muitos escudos tinham esse modelo, pois eram inspirados nos clubes ingleses. O registro mais antigo que se tem desse escudo é uma foto de 29 de dezembro de 1912, na qual os atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre estão uniformizados ao lado da Taça Unione Viaggitori Italiano, conquistada numa prova de pedestrianismo.

 

1914

Em 1914, o litógrafo Hermógenes Barbuy, irmão do jogador corinthiano Amílcar Barbuy, criou um novo formato para o escudo para disputa do Campeonato Paulista daquele ano (a estreia do Corinthians no Estadual foi em 1913). Além de incluir uma moldura em torno das letras C e P, Barbuy acrescentou a letra S, de Sport, e o C passou a representar tanto Club quanto Corinthians. Este formato sofreu duas variações até 1919. Todas elas com aprovação final de Barbuy.

1914-1916

No mesmo ano o escudo passou por uma transformação, com inclusão de uma moldura preta e a estilização das letras. Esse modelo foi utilizado até 1916. Embora exitam alguns registros fotográficos que comprovam que até 1916 o clube utilizou os modelos anteriores. Inclusive na foto do título estadual de 1914 os jogadores aparecem com uma camisa com o primeiro escudo do clube, aquele com as letra C e P sobrepostas. O motivo, porém, é desconhecido.

1916-1918

Em 1916, Barbuy fez a terceira e última alteração no escudo criado por ele em 1914. Dessa vez o símbolo ganhou um formato arrredondado, que foi preservado até os dias atuais. Esse modelo foi utilizado até 1919 e com ele o clube sagrou-se campeão paulista em 1916. Inclusive na foto em que os jogadores posam com a taça é possível ver esse modelo bordado na camisa. Comparado com os modelos anteriores, esse é o que possui mais registros fotográficos.

1919-1940

Em 26 de janeiro de 1919, na disputa do I Torneio Início, o Corinthians grafou pela primeira vez no escudo seu nome completo e seu ano de fundação, além da bandeira do Estado de São Paulo. Curiosamente, o clube utilizou a bandeira antes mesmo dela ter sido oficializada pelo Estado. A bandeira foi criada em 1988 para representar a República, mas não foi aceita. Em 1932, passou a ser utilizada pelos revolucionários paulistas e em 1946 foi adotada como símbolo oficial do Estado..

1940-1970

O pintor modernista Francisco Rebolo Gonsales, jogador do segundo quadro do Corinthians nos anos 1920, idealizou o escudo com a âncora e os remos em 1933, numa clara referência a adoção dos esportes náuticos pelo clube naquele ano. No entanto, o clube somente passou a utilizar este escudo em 1940. Desde então foram promovidas pequenas alterações no fdesenho original. O formato à esquerda, por exemplo, foi utilizado até o final dos anos 1970.

1970-1978

Na década de 1970 foi incluido a boia em volta do escudo e os remos e a âncora ganharam novos traços. A bandeira do Estado de São Paulo foi melhorada, mas ainda não estava reproduzida com suas 13 listras originais e era bordada de forma estática. Este distintivo foi utilizado até o final dos anos 1970, com poucas variações ao longo da década. De forma geral o original não se distanciava tanto da imagem à esquerda. Na foto do título de 1977 é possível verificar este símbolo na camisa dos jogadores.

1978-1984

Entre o final da década de 1970 e início da década de 1980 o distintivo foi novamente aperfeiçoado. O nome e a data de fundação passaram a preencher todo o espaço no escudo. A bandeira do Estado de São Paulo passou a ter as 13 litras originais e ganhou movimento. A boia em volta do escudo foi reduzida e aperfeiçoada. Os remos e a âncora foram melhorados. Esse modelo foi utilizado principalmente pela Democracia Corinthiana, nas conquistas do Campeonato Paulista 1982 e 1983.

1985-1999

Quando completou 75 anos de idade, o Corinthians utilizou durante o mês de setembro seu primeiro distintivo – aquele com as letra C e P sobrepostas. Depois voltou a utilizar o último distintivo, que passou por algumas melhorias e foi aperfeiçoado. Este formado permaneceu durante o final dos anos 1980 e a década de 1990. A partir de 1990 foi incrementado com estrelas sob o escudo, representando os títulos de campeão brasileiro em 1990, 1998 e 1999.

Desde 2000

Na disputa do Mundial de Clubes, em 2000, o distintivo o ganhou seu desenho atual, com um contorno preto. Depois da conquista do Mundial foi adicionada uma estrela com contorno prateado e em 2005 foi adicionada a outra estrela pelo título brasileiro daquele ano. Duas mudanças foram cogitadas em 2008, mas não aconteceram. A primeira era a inclusão da palavra Fiel abaixo do escudo, numa homenagem a torcida e a segunda era a inclusão de uma coroa no lugar das estrelas.

A partir da década de 1990 o clube passou a representar suas principais conquistas com estrelas. Em 1990, foi adicionada a primeira pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998, 1999 e 2005 (última estrela adicionada). Em 2000, com a conquista do Mundial de Clubes, foi adicionada uma estrela maior e com um contorno prateado, em alusão a maior conquista da história do Corinthians.

2010

Durante as comemorações do 99º aniversário do clube, o Departamento de Marketing promoveu um concurso chamado “Logo por ti” para escolher o logo do centenário (para uso em campanhas promocionais). Cerca de mil trabalhos foram recebidos pelo clube, dos quais cinco foram escolhidos para voto popular no site do Corinthians. Em 28 de setembro, o distintivo à esquerda, de Breno Araújo da Rocha e Filipe Marinheiro Paiva, foi o vencedor.
 

MASCOTE

Há duas versões sobre a originel do Mosqueteiro como mascote do clube. A primeira é de 1913, quando da criação da APEA e migração dos principais clubes para essa liga. Americano, Germânia e Internacional, que manterem-se fiéis a LPF, foram apelidados de os três mosqueteiros e o Alvinegro, admitido naquele ano na LPF, foi apelido de D’Artagnan, o quarto mosqueteiro. A segunda versão é de 1929 e foi criada pelo jornalista Thomaz Mazzoni, de A Gazeta Esportiva, após a vitória do clube sobre o Barracas, da Argentina, no Parque São Jorge. Mazzoni viu no time corinthiano as qualidades de um mosqueteiro em um duelo.

PADROEIRO

São Jorge foi adotado como padroeiro do Corinthians a partir de 1928, data que marcou a mudança da sede esportiva do clube da Ponte Grande para o Parque São Jorge. Em 1967, foi inaugurada uma capela em homenagem ao padroeiro e todo ano é celebrada uma missa especial em 23 de abril, data em que comemora-se o martírio do santo. São Jorge também é padroeiro da Inglaterra, Portugal, Catalunha, entre outros

PELO MENOS NÓS CONHECEMOS A HISTÓRIA DO TODO PODEROSO!

FORA ROXEMBERG!!

VAI CORINTHIANS!!

ATUALIZAÇÃO – SE FAZ NECESSÁRIA CAROS CORINTHIANOS!

Sinto – me no dever de atualizar nossa historia e se a mesma for modificada nos próximos anos vamos voltar aqui e continuar atualizando.

Depois de todos os símbolos acima bem explicados, quero colocar o símbolo do centenário e a retirada das estrelas do manto. Mas porque retirar as conquistas?

Eu pelo menos aprovo essa idéia: nada é mais importante do que o símbolo e uma hora não teríamos mais espaço na camisa e outra: NÃO VIVEMOS DE TÍTULOS, VIVEMOS DE CORINTHIANS!!

 Simbolo do centenário

Esse símbolo ostentou nosso manto no ano que completamos 100 anos e foi uma edição especial e limitada da camisa comemorativa.É bem capaz que ainda a tenha no site de vendas para quem quer adquirir.

Simbolo nos dias atuais

NOTA DO OFICIAL DO CORINTHIANS

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DO CORINTHIANS:

“A história do Corinthians é grandiosa. Marcada por infinitas glórias.

As conquistas são muitas. Heróicas. Épicas.

Uma visita ao Memorial do clube dá bem a noção do quão vencedor é o Corinthians. Vale a pena!

E cada Corinthiano tem a sua conquista preferida. Algum título em especial é mais marcante na vida de cada fiel. Todos têm a sua ‘vitória de estimação’.

Há o Corinthiano que se recorda com carinho de determinado título porque foi o primeiro a assistir no estádio. Para alguns, marcante foi aquela primeira conquista comemorada ao lado do filho. Ou a última na companhia do saudoso pai.

Há aqueles, mais vividos, que se emocionam ao lembrar do título do 4º Centenário.

Para muitos, nada superará o grandioso título de 1977.

E o que dizer dos títulos de 1982 e 1983 conquistados quando o Corinthians dava exemplo de democracia para o Brasil?

Inesquecíveis, também, são os títulos da Copa do Brasil, buscados em terras distantes.

Enfim, títulos é o que não falta. Preferências também não.

Nenhum desses acima citados, porém, estão representados na nossa camisa, como se tivessem sido preteridos.

Não há como o clube eleger os principais. Não há principais. Não há estrelas que brilhem mais do que as outras.

E não há dúvidas de que essa história centenária continuará no caminho das conquistas, anexando novas ‘vitórias de estimação’ aos Corinthianos.

Mas se título cada um tem o seu preferido, o emblema é único.

É o belíssimo desenho de Rebolo que une todos os Corinthianos em torno de uma única paixão.

É o escudo que nos protege dos adversários. É o distintivo que nos distingue dos outros.

A camisa continuará com o escudo na altura do coração. Agora, até maior.

E do lado de dentro, no coração de cada um, continuará a brilhar a estrela preferida.”

VAI CORINTHIANS!!

Escrito por:charlinho!!

About these ads

90 comentários

  1. Parabéns pela matéria, timão sempre timão… só gostaria de uma explicação… por que no símbolo existem rêmos, ancôra e bóia no símbolo… por que acrescentararam a cor vermelha no símbolo…sou corinthiano hà mais de 40 anos… e até hoje meus amigos fazem gozação… brincam… dizendo q o timão está sempre se afogando e por isso é q precisa de tantos aparatos pra se salvar….(rêmos, âncoras, bóias…),será q não está na hora do timão voltar a usar o símbolo original ? a camisa e o simbolo originais estão dando certo e é lindo o uniforme….chega de inventar moda…Zé Paulo.

  2. Caro Zé a inveja sobre o CORINTHIANS sempre se fez presente e nunca vai acabar devido a sua grandeza e esse ponto é o que mais incomoda os mediocres que torcem contra.Sobre o simbolo atual ele é indiscutivel para o CORINTHIANS e devido a estatuto não pode ser modificado,sendo que outros simbolos só em camisas comemorativas como essa do centenário.Agora sobre sua duvida:

    O pintor modernista Francisco Rebolo Gonsales, jogador do segundo quadro do Corinthians nos anos 1920, idealizou o escudo com a âncora e os remos em 1933, numa clara referência a adoção dos esportes náuticos pelo clube naquele ano. No entanto, o clube somente passou a utilizar este escudo em 1940. Desde então foram promovidas pequenas alterações no desenho original. O formato à esquerda, por exemplo, foi utilizado até o final dos anos 1970.

    O escudo e ancora é por causa dos esportes nauticos que o TIMÃO estava aderindo no ano em que foi criado.

    Abraços,

  3. Adorei a matéria. Sou corinthiana de coração.Gostaria de saber, pq a cor vermelha no símbolo do corinthians. Abraços.

  4. O corinthians é e sempre será uma grande seleção de bons Jogadores que nos traz os melhores resultados e por isso tão ivejado. Mais suportaremos todas as invejas e verecemos sempre que possivel. Sou corinthians de coração.

  5. acho tão lindo o simbolo que tatuei juntamente com uma gavião segurando ele nas costas uma homenagem ao meu time de coração e alma e a minha querida e fiel torcida

  6. eu adoro o seu síbobolo você esta de paranbens pelo o trabalho de vcs todos eu nao perco um só jogo de vcs eu so sua fa numero 1 . ta beijos de dyanna rhayanne

  7. MEU NOME E PRISCILA,E TENHO 12 ANOS,E SOU CORINTHIANA,TENHO MUITOS FAMILIARES E AMIGOS CORINTHIANOS TAMBEM.TCHAU

  8. “Serei CORINTHIANS
    mesmo que a bola não entre,
    mesmo que o Pacaembu se cale,
    mesmo que o manto sagrado se desbote,
    mesmo que a vitória esteja longe,
    serei CORINTHIANS!
    Seja longa a jornada,
    seja dura a caminhada,
    CORINTHIANS no peito e na alma,
    no grito e nas palmas,
    serei CORINTHIANS até morrer!”

    as mario pereira.

  9. timão nunca saira do meu coração minha familha não são corinthianos so eu

  10. meu nome é isabela e sou apaixonada pelo corinthias tenho 14 anos e moro em londrina e todos que me conhesem sabe não falem mal do corinthias perto de mim por que sou capas de tudo pelo corinthias teeeeeee ammmmmmmmmo de paixão bjj

  11. “Serei CORINTHIANS
    mesmo que a bola não entre,
    mesmo que o Pacaembu se cale,
    mesmo que o manto sagrado se desbote,
    mesmo que a vitória esteja longe,
    serei CORINTHIANS!
    Seja longa a jornada,
    seja dura a caminhada,
    CORINTHIANS no peito e na alma,
    no grito e nas palmas,
    serei CORINTHIANS até morrer!”

    as mario pereira.

  12. meu nome é Leandro sou paulista mas moro em castanhal-pa sou timão de coração,eu e meus dois filhos Igor e Iago para sempre CORINTHIANS

  13. sou corintiana roxa,,,, quando ele faz gol .. eu grito tanto que fico ate rouca…TIMÂO VC MORA NO MEU CORAÇÂO…fico muito triste quando ele nao faz nem um gol,,,perca ou ganha ,,sou timão ate morrer…..lurdes

  14. gostaria muito d ter uma,camisa do corinthians,a final corinthians e corinthians. Hj e sempre

  15. muito bem charlinho aqui e de BELEM, aqui nesta pagina todos nos temos algum em comum adoramos o corinthians.um abraço!

  16. Tá, no sangue, é genético.
    Toda minha família é corinthiana, com muito orgulho.
    Tenho 36 anos e desde de pequena assitia aos jogos e acompanhava meu pai ouvindo no rádio.
    Torcer para o Timão é uma emoção Inexplicavél e só quem é Corinthiano sabe.

  17. oi eu sou jonatan o nosso corinthias esta em primeiro lugar esta nafrete do flamengo esso por um ponto mas esta nafrente vai ser o jogo do secolo quando o corinthias fou joga contra o flamengo oque vc aja um um

  18. Meu nome é Diana,sou corinthiana rocha,minha casa é toda decorada de corinthians e pintada de preto, rocho e branco,
    as redes de tvs estam convidados para visitar a casa corinthiana!!!.

  19. bom hoje e 16/10/2011//09:58hs..horario verão,desejo a toda familia .l.h.p fiel sucesso e vitoria para nosso timão por nossa infelicidade hontem o flamengo ganhou e agora eles estam em patados na liderança com o corinthians e o vasco e agora esta dificil mais nada e inpossivel esperamos que com nossa fé e nossa torcida e acreditando que nos são os melhores iremos ganhar hoje nos não podemos perder minha torcida e total o jogo sera corinthians 3 x 1 cruzeiro asim espero senão estaremos perdido sei que isto não e uma resposta. em tudo que eu li mas e o que meu coração esta sentindo>parabenisso todos corinthianos e sofredores que estao nesta pagina e que tambem sofre pelo mesmo amor ao timão nos não semos uma torcida samos uma familia♥obrigado por enxistir na minha amizade no meu carinhoe nes“Serei CORINTHIANS
    mesmo que a bola não entre,
    mesmo que o Pacaembu se cale,
    mesmo que o manto sagrado se desbote,
    mesmo que a vitória esteja longe,
    serei CORINTHIANS!
    Seja longa a jornada,
    seja dura a caminhada,
    CORINTHIANS no peito e na alma,
    no grito e nas palmas,
    serei CORINTHIANS até morrer!”

    ta familia .l.h.p fiel beijosss acada um de voces!!! as:lú.l.h.p>♥

  20. Por qual motivo há uma âncora no simbolo ??? Qual esporte náutico que utiliza remo também utiliza âncora ??? E, há quanto tempo o corinthians não coloca nem um caiaque na água ????

  21. Cara ….na epoca da confecção do simbolo atual o CORINTHIANS tinha esportes nesse tipo….não dá pra atualizar ele agora né?

  22. Eternamente corinthians…………………………………………..

  23. Charlinho, porque não dá para atualizar agora ??? Perderam a oportunidade no centenário……. A âncora é um elemento que afunda, que mantém parado…. Os remos são de esportes náuticos. O simbolo mais coerente foi o de 1919-1940. Agora que haverá um estádio, bem que a torcida poderia pedir a modernidade e exclusão do remo e âncora !!!!

  24. coooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrriiiiiiiiiiiiittttthhhhhhhhhhhhhiiiiiiiiiiaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnssssssssssssssssssssss

  25. a eu amo vc corinthians minha familia toda e flamengo mais eu nao ligo so ligo por vc ser o timao do coraçao

  26. eu chorei quando o corinthians ganhou do famengo agora os os que nao sao corinthiano saca o som
    Salve o Corinthians,
    O campeão dos campeões,
    Eternamente dentro dos nossos corações
    Salve o Corinthians de tradições e glórias mil
    Tu és orgulho
    Dos desportistas do Brasil

    Teu passado é uma bandeira,
    Teu presente, uma lição
    Figuras entre os primeiros
    Do nosso esporte bretão

    Corinthians grande,
    Sempre Altaneiro,
    És do Brasil
    O clube mais brasileiro

  27. eu sou corinthiana de coraçao!!!!!! e ninguem pode ou vai mudar isso se vc for um dia jogar no ceu eu morro so para te ver sou corinthiana deis de quando eu tinha 3 anos ate agora eu sou e agora eu tenho 11 ano e vou ser ate eu morrer te amooooooooooooooooooo corinthians!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. AQUI TEM UM BANDO
    DE LOUCO,LOUCO POR TI
    CORINTHIANS,AQUELES QUE ACHAM POUCO
    EU VIVO POR TI CORINTHIANS

  29. loucoooooooooooooooo pelo timão

    esse time quando está em campo eu sinto uma adrenalina do caralho.

    não abandono nunca essa nação corinthiana

    flw

  30. Sempre sempre corinthians , mas o que mais admiro no coronthians porqwue é im time qque causa muita inveja kkkkk

  31. simplesmente sou corinthiana não por ser Brasileira mais por admirar esse clube nos momentos de e nos momento de tristeza só sei que valoriso esse time que é preferêncial em todo Brasilbola pra frente timão

  32. Só tenho que dizer que todos que tórcem contra o timão é porque no fundo no fundo é sofredor tambem.Sauve sauve corinthians !!!…

  33. Eu acredito que nesse ano nós vamos tarzer a taça da libertadores para são paulo en fé in deus…

  34. eu te amo corinthias. estou 100% junto com vc vc e minha vida se eu vivo corintgiana vc vibe 100% ganhador corinthias e nois aqui e uma banda de loka loca por tiiiiiii corinthias amo vc gavioes e comigo msm……………………bjs:

  35. oii eu sou amanda eu sou a melhor corinthiana roxa q tem gosto do corinthias e muito ……. bjs amo vc corinthias (L) ;)

  36. CITOU QUASE TUDO MENOS O MOTIVO DA COR VERMELHA NO DISTINTIVO, A EXPLICAÇÃO É SIMPLES, VERMELHO É A COR DE SÃO JORGE, ASSIM SENDO O CORINTHIANS É TRICOLOR !!!!!!!!!!!!

  37. Corinthians,Corinthians minha vida,Corinthians minha historia,Corinthians meu amoooooooooor… eu sempre fui e sempro vo ser corinthians meu amor por esse time nao tem fim abrasso para todos corinthianos

  38. ninguêm explica essa paixão que estar no coração!!!
    ser corinthiano e a nossa razão !!!!!
    salve jorge!!! nosso padroeiro de nossas alegrias e sofrimento.
    teamo timão!!!!!!!!!!!

  39. gostar n e ter mais sim amar ter fe porisso q eu digo tenho amor a minha vida porisso q eu sou corinthianss2s2s2

  40. como a hellen tabem disse minha familia e da porcaria do flamengo mas eu nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnao ligo eu sou do corinthians

  41. so existe dois tipo de torcida no Brasil, a do corinthians e a dos invejosos,,,,, vai corinthians Marcelo

  42. SOU CORINTHIANS ROSO DO CORACAO PERDEDO OU VERCEDO SOU CORINTHIANS POR GUE MASI CORINTHIANS E VOU MORRE CORNTHIANS.

  43. nosss demoro mas encontrei algo serio sobre o simbolo do todo poderoso!! muitos dizem q aquele circulo no meio eh um timao …lol quem diz isso certamente nunca viu um timao de navio na vida e nao conhece a historia do corinthians , que ganhou apelido de timao por motivos q nao tem nada a ver com o simbolo.

  44. corinthas nâo e uma naçâo e 1 brasil resumudo….vila-rubi…….rua 8

  45. Sou corinthiana e naõ desisto nunca.corinthans alegra a minha vida e a minha alma.bjs naçaõ corinthiana fiquem todos com DEUS………..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s